Seguidores

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Lição 10: A aliança de pureza e separação dos costumes pagãos (capítulo 10)
1.Até o versículo 27 é o documento com as assinaturas do compromisso firmado (v.1-27).

2.O povo fez voto sob imprecação, ou seja, sob maldição ou anátema. Resolveram se separar do paganismo de outras nações. Decidiram não se casar nem casar os seus filhos com pessoas de outras nações, pois esta é a porta de entrada para a idolatria (v.28-30).

 E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo, todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento,
Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;
E que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos. 
Neemias 10:28-30

- Mistura do povo de Deus, com o Mundo.
- Casamento e namoro entre Cristão e não Cristão.
-Imoralidade sexual na Igreja.
-A pessoa Cristã e não cristã traz a imoralidade sexual, imoralidade Sexual traz Destruição.
Que também traríamos as primícias da nossa terra, e as primícias de todos os frutos de todas as árvores, de ano em ano, à casa do SENHOR. 
Neemias 10:35
- Fidelidade a Deus: Nas Ofertas.
3.Neste capítulo podemos ligar os assuntos e resumir da seguinte maneira. Aquele que decide servir ao Senhor fielmente deverá se lembrar de purificar a sua vida e contribuir na obra de Deus.
-Neemias começou a limpar seu povo da imoralidade sexual e trouxe a Fidelidade a -Deus de Volta a Israel.
-Deus não Habita  com Imoralidade e nem com falta de fidelidade.
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.Atos 15:20


Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;1 Tessalonicenses 4:3
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,

Há dois tipos de prostituição
-Com Deuses
-Com Sexo
_ Prostituição com Sexo traz a prostituição com Deuses, é entrada para Demonios
-Faz nos esquecer da Fidelidade a Deus.
Neemias Age na raiz disso tirando-a do povo de Deus
Como acabar com a prostituição?
1 Confessar a Deus o seu pecado
2 Se perdoar
3- Fugir da Tentação
4- Se cair levantar de novo
5- Não julgar os Outros
6- Se arrepender

Neemias 11 – Repovoamento de Jerusalém.
Escrito por: Diego Souza em 03/10/2011
REVISÃO:
O rei Artaxerxes determinou a ida de Esdras para Jerusalém, o qual foi responsável pelo ensino da Lei de Deus e pela restauração do Templo. Porém, a cidade de Jerusalém permanecia desprotegida pois seus muros ainda não haviam sido reconstruídos. Foi então que o copeiro de Artaxerxes, Neemias, pediu autorização do rei para ir  para Jerusalém edificar os muros da cidade. E, de fato, sob a supervisão e orientação de Neemias os muros foram  reconstruídos.
E AGORA:
O capítulo 11 de Neemias narra os fatos decorrentes ao repovoamento de Jerusalém. Novos residentes para Jerusalém dentre os descendentes de Judá (11:4-6), de Benjamim (11:7-9) , dentre os sacerdotes (11:10-14), dentre os levitas (11:15-18) e dentre os funcionários do templo (11:19-24).
Porém, são nas observações introdutórias deste capítulo (11:1,2)  que encontramos o X da questão:
Neemias 11:1,2 – Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém, e o restante do povo fez um sorteiopara que, de cada dez pessoas, uma viesse morar em Jerusalém, a santa cidade; as outras nove deveriam ficar em suas próprias cidades. O povo abençoou todos os homens que se apresentaram voluntariamente para morar em Jerusalém.
A Palavra diz que uma décima parte do povo de outras cidades e vilas de Judá foi selecionada por sorteio para viver em Jerusalém. De fato, a cidade possuía uma população pequena e era necessário redistribuir populações, ou seja, transferência forçada dos povoamentos vizinhos para Jerusalém. Claro, se foi necessário fazer sorteio, é porque a maioria das pessoas preferia permanecer nas suas próprias cidades. Porém, alguns homens também se apresentaram voluntariamente. A nota de estudo da NVI diz que tais homens tomaram esse decisão por sentirem tratar-se de um dever.
Você sabia que a cidade de Jerusalém no período da monarquia, sobretudo durante o reinado de Salomão, foi muito próspera, acumulando para si muitas riquezas?  Quantos não gostariam de morar numa cidade rica, bela e cheia de glória? … Bom, já, no período narrado no livro de Neemias, a glória de Jerusalém era coisa do passado. E, claro, já não havia interesse por parte da grande população em se mudar para um lugar assim. O povo de Judá, entretando, sonhava com o retorno da riqueza e prosperidade da cidade santa. Porém, na hora de colocarem a mão na massa, o momento de repovoar a cidade, a hora em que a oportunidade é chegada, a grande maioria das pessoas prefere ficar em suas próprias cidades, aonde já estavam acomodadas e tranquilas.
Alguma semelhança com nossa postura? Quando está tudo bem, numa boa, todo mundo quer fazer parte. Já, quando as coisas não vão tão bem e se nos é exigido ter que abrir mão do que é cômodo para fazer parte de onde Deus está agindo, optamos em “ficar em nossas próprias cidades”. Todos querem viver na glória da cidade santa, mas nem todos estão dispostos a morar nela durante sua reconstrução.
Deus estava agindo na reconstrução de Jerusalem. Os servos que ouviram seu chamado não puderam ficar aonde estavam e acompanhar Deus ao mesmo tempo. Eles tiveram que fazer ajustes em sua vida. Esses ajustes resultaram em  abandonar a cidade aonde moravam, parte de sua familia, emprego, conforto, etc. Porém, feito isso, eles estavam no lugar aonde Deus estava agindo. Esses são aqueles narrados em Neemias 11:2, aqueles que voluntariamente decidiram voltar para Jerusalem.
O mesmo Deus está agindo ao nosso redor e nos convida para nos unirmos a Ele em sua obra. No texto de Neemias, aquelas pessoas estavam repovoando e reconstruindo Jerusalem; hoje Deus chama pessoas para povoar e construir seu Reino Celestial. Você quer fazer parte do que Deus esta fazendo? O convite que Ele nos faz, também nos exige fazer ajustes em nossas vidas. Você está disposto a abrir mão do que for preciso para atender ao chamado dEle?

Jesus disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9:37); e o mesmo Jesus disse: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor.” (Mateus 25:23)

Você é o servo do somente “tudo bem, numa boa”? É aquele que abondona o barco quando as coisas não estão indo bem, quando as tempestades chegam? Ou é aquele que permanece no barco crendo que seu Deus é poderoso para acalmar a tempestade? Pense nisso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário